sábado, 21 de março de 2009

O que falar sobre o esporte?


A peteca é um esporte aeróbico e salutar, movimentado e agradável, proporcionando grande satisfação a quem pratica que aprimora os reflexos, desenvolve todas as atividades motoras do indivíduo e treina a sociabilidade através de jogos em equipe.
As regras são simples, parecidas com a antigo voleibol. A competição consiste no melhor de três sets, onde cada set poderá ter:
· 12 pontos com vantagem
· 12 pontos com vantagem – 30 s para ataque
· Sets de 20 min ou até 12 pontos com vantagem
· Até 2 sets ( 16 min ou 12 pontos) – cada set dividido em dois tempos de 8 min cada.
Dividido em categorias e por sexo, abrange crianças e adultos de idades diversificadas.
Considerado um esporte para todas as idades por ser um esporte familiar, onde não há limite para pratica do mesmo, sendo ótimo como recreação e passatempo.
Pode-se afirmar que é um excelente meio de descarga psicológica para tensões e frustrações, onde obtem-se partidas de alto nível consideradas eletrizantes e empolgantes para todo o público.
É um esporte que aumenta aptidão física, requer espaço pequeno e apresenta um custo baixo para os seus adeptos.
Sua principal técnica está na rebatida, onde se faz necessário uma posição equilibrada, a escolha e a posição da mão e ainda o uso do corpo. Seguindo as principais técnicas consistem na preparação, execução e terminação dos movimentos, onde se realiza os toques em deslocamento, com pés separados e mantém um movimento harmonioso.
Em Curitiba encontramos vários praticantes deste esporte. Citamos o Colégio Efetivo, o Clube Curitibano, Santa Mônica Clube de Campo, Paróquia São Grato e o Parque Barigui ( na academia do parque) e no BIB.
Encontramos mais informações ainda no site da Federação de Peteca do Paraná, veja www,feppe.com.br .
Este é com certeza um esporte salutar, que pode ser considerado uma verdadeira “máquina de fazer amigos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário